22 maio 2014

Sustentar 2014 começa nesta quinta na Alesc

Temas da abertura foram produção de energia e desperdício de alimentos. Foto: Agência AL/Divulgação

Temas da abertura foram produção de energia e desperdício de alimentos. Foto: Agência AL/Divulgação

A quinta edição do Sustentar 2014 – Fórum sobre Energias Renováveis e Consumo Responsável iniciou nesta quinta-feira, dia 22, na Assembleia Legislativa. O objetivo do evento é debater a sustentabilidade do planeta diante dos desafios do aumento da população e da demanda por energia. Durante a abertura, a secretária de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Lucia Dellagnelo destacou que o modelo de crescimento econômico do Estado é pautado na sustentabilidade.

Para o secretário de Agricultura e Pesca de Santa Catarina, Airton Spies, a capacidade intelectual é o que gera soluções sustentáveis. “Não é com pobreza que nós vamos ser sustentáveis”, acredita.

Durante a primeira palestra do dia, o secretário de planejamento e desenvolvimento do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, mostrou um panorama da situação energética brasileira e mundial. “A situação energética no nosso país é nacional. Existem muitos estados que não produzem energia, mas precisam dela e recebem”, comenta. De acordo com ele, no fim da década de 70, o país importava cerca de 45% da energia de que precisava. Hoje, não há mais dependência externa.

Ventura comentou que o país possui um uso de matriz energética diferente do mundial, pois 40,5% das energias utilizadas são renováveis, enquanto a média mundial é de apenas 13,4%.

Para ele, a energia renovável que mais irá crescer na próxima década é a eólica. “O vento é direcionado, aproveitando a fonte eólica”. A meta do Ministério é que o uso dessa fonte passe de 0,9% em 2012 para 5,2% em 2022.

Alimentos

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maria Emília Lisboa Pacheco, destacou a necessidade do consumo de alimentos adequados e saudáveis e a diminuição de produtos químicos na fabricação. “Nós temos incógnitas alimentares, não podemos nem chamar de alimentos processados, são produtos”. Ela também destacou que hoje o país é campeão no uso de agrotóxicos. “Comer hoje é um ato político. Que alimentos estamos ou não estamos comendo?”, indagou.

Cláudia Roseno, programa Mesa Brasil, do Sesc, falou sobre o programa, que já tem 10 anos e hoje está em todos os Estados brasileiros. O programa Mesa Brasil busca distribuir alimentos excedentes fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos, para pessoas em vulnerabilidade. “Redirecionamos o que seria jogado fora, e a quantidade de lixo hoje é um problema impactante no nosso dia-a-dia”, acrescenta.

Em Santa Catarina, o Mesa Brasil já está em três municípios e a meta é expandir para mais três. Ela destacou que cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo são jogados fora.

Fórum

O Fórum Sustentar é realizado até esta sexta-feira, dia 23. Na programação, estão ainda painéis com temas como a política nacional de resíduos sólidos, soluções ecológicas para tratamento de efluentes e avanços da legislação ambiental na agricultura familiar. Paralelo ao fórum também há uma exposição de empreendimentos voltados à produção sustentável de alimentos.

The post Sustentar 2014 começa nesta quinta na Alesc appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br