13 jun 2014

Sobe número de catarinenses endividados

desoneração da folhaA Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) de maio de 2014, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revela que, na comparação entre o mês de abril e maio deste ano, o número de catarinenses endividados subiu 2,9 pontos percentuais, passando de 54,9% para 57,8%.

Ainda segundo o estudo, as famílias com renda superior a 10 salários mínimos permanecem sendo as mais endividadas na comparação com as famílias de renda inferior a 10 salários. Enquanto 65,6% das primeiras apresentam dívidas, 57,1% das segundas estão na mesma situação.

Foram entrevistados consumidores de Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Itajaí e Joinville, com idade superior a 18 anos. Para compor o dado agregado de Santa Catarina, os resultados obtidos em cada município foram ponderados de acordo com sua população e dessazonalizados.