11 jan 2019

Só 9% das pessoas conseguem pagar contas de início de ano

Após a passagem de uma das maiores datas do comércio, o Natal, e das comemorações de Ano Novo, o mês de janeiro requer atenção e planejamento por parte dos consumidores para começar 2019 com as contas em dia.

 

No entanto, uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que apenas 9% dos brasileiros dizem ter condições de pagar as despesas sazonais do início de ano, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e material escolar com os próprios rendimentos. Os dados mostram ainda que 11% dos entrevistados não fizeram qualquer planejamento financeiro para pagar esses compromissos neste início de ano.

 

A novidade é que cresceu a porcentagem de consumidores que juntaram dinheiro ao longo de 2018 para arcar com essas despesas, saltando de 21% em 2018 para 31% em 2019. Há ainda 31% de entrevistados que garantem ter guardado ao menos parte do décimo terceiro salário para cobrir os gastos, ao passo que 24% decidiram abrir mão de compras no Natal passado para sobrar recursos.

 

O levantamento também descobriu que 19% fizeram algum bico ou trabalho extra para aumentar a renda e conseguir honrar esses compromissos. Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, para começar o ano com a saúde financeira em dia é preciso que o consumidor mantenha a disciplina nos gastos e monte um planejamento. “O mês de janeiro concentra muitas despesas como viagens de férias, parcelas remanescentes das compras de Natal e despesas de impacto considerável para o orçamento, como IPTU, IPVA e aquisição de material escolar. O recomendável é que o consumidor já tenha traçado no final do ano passado um planejamento das suas despesas sazonais”, alerta a economista.