26 jun 2020

Saúde dos trabalhadores do comércio será monitorada por plataforma digital

A saúde dos trabalhadores do comércio de Balneário Camboriú será monitorada por uma plataforma digital para a identificação dos primeiros sintomas da Covid-19. O monitoramento será possível graças a uma parceria que a prefeitura fez com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e Sesi para monitorar os trabalhadores dos diversos setores da cidade, por meio do uso de tecnologia (a plataforma CoronaDados e assistente virtual Cora), que permitirá fazer a identificação dos primeiros sintomas.

Com a ferramenta, o poder público pretende testar os trabalhadores sintomáticos, com objetivo de, junto com as empresas, estabelecer medidas sanitárias ágeis, para manter a economia em atividade com mais segurança. A plataforma CoronaDados chegará às empresas do comércio por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BC).

A ideia é manter o setor produtivo atuando de maneira segura e evitar a contaminação do vírus. “Já estamos testando todos idosos sintomáticos da cidade. Agora, com a parceria da Fiesc e Sesi, vamos conseguir monitorar os trabalhadores e agir logo nos primeiros sintomas, testando e tomando todas providências necessárias para isolar e tratar os trabalhadores positivos”, explicou o prefeito Fabricio Oliveira.

A aplicação web permite às empresas monitorarem a evolução do vírus entre seus colaboradores, desde os primeiros sintomas. A plataforma deverá emitir dados diários sobre o bem-estar dos monitorados, que serão repassados à órgãos de saúde para que sejam tomadas as providências.

Como funciona CoronaDados

A plataforma tem uso gratuito e pode ser utilizado por todas as empresas e associadas às entidades de classe. A empresa pode se cadastrar diretamente no site www.coronadados.com.br, que explica o passo o passo. Após o cadastro da empresa, é necessário cadastrar os líderes e funcionários. Na sequência, divulgação aos trabalhadores para inclusão da Cora, no Telegram ou Whatsapp, o aplicativo de mensagem definido pela empresa ou entidade. Para a Cora começar monitorar os trabalhadores, eles precisam dar um “Oi“.

Diariamente a Cora irá conversar com funcionários para eles responderem se apresentam ou não sintomas. Uma ação simples e que não demora mais que um minuto. Os administradores e líderes das equipes podem checar no sistema se os colaboradores já responderam à pesquisa e, assim, cobrar quando não há o devido engajamento com a ferramenta.

O sistema permite acompanhar o tempo de recuperação dos infectados e contribui para o chamado “achatamento” da curva de contaminação. “É uma grande parceria de monitoramento para que a cidade possa ter um ambiente seguro para continuar com as atividades econômicas”, ressaltou a gerente executiva do Sesi/Senai, na Foz do Rio Itajaí, Syntia Sorgato.