06 maio 2014

Portabilidade de financiamentos imobiliários tende a reduzir juros e aumentar concorrência

portabilidade-financeira-corretor-de-imoveis[1]Entra em vigor no Brasil, nesta segunda-feira, dia 5, a portabilidade do financiamento imobiliário. Após a regulamentação da portabilidade, os clientes poderão trocar os empréstimos imobiliários adquiridos de uma instituição financeira para outra que ofereça melhores condições de pagamentos. Em outras modalidades, como o empréstimo pessoal e o consignado, a medida já estava em vigor desde 2006, e vinha auxiliando para uma melhor condição dos clientes.

O impacto deve ocorrer principalmente nos contratos de empréstimos realizados há mais de cinco anos, período em que a taxa Selic era mais elevada do que os atuais 11%. Nos contratos posteriores, o impacto deve ser pequeno.

Para a Fecomércio SC, a aprovação da portabilidade no crédito imobiliário é um importante avanço institucional no mercado financeiro brasileiro. A medida aumenta a concorrência entre os bancos e, no longo prazo, tende a reduzir os juros desta modalidade de empréstimo, dinamizando a atividade econômica ao garantir melhor situação financeira para as famílias.

A Caixa Econômica será o banco mais afetado, pois hoje é a detentora de 70% do crédito imobiliário brasileiro. O Banco do Brasil tende a se colocar como principal concorrente da Caixa, e já anunciou condições favorecidas para incentivar a portabilidade e se colocar de maneira mais favorecida no mercado.

 

Fonte: Fecomércio SC