24 maio 2019

Participe: pesquisa mapeia vagas em empresas de tecnologia nos 11 municípios da AMFRI

Uma ação coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Ministério de Ciência e Tecnologia vai identificar oportunidades abertas com maior escassez de profissionais e oferecer qualificação. Desde a última segunda (20), o projeto Amfritec está levantando o número de vagas disponíveis nas empresas ligadas à tecnologia e inovação da região e a previsão de postos abertos daqui a seis meses.

O projeto, que tem apoio da CDL de Balneário Camboriú na divulgação entre seus associados, é uma das ações de estímulo à inovação que vem sendo realizadas pela UFSC e o ministério na Foz do Itajaí. A intenção é identificar as funções em que há maior escassez de mão de obra e proporcionar cursos de qualificação para a colocação de profissionais no mercado.

O modelo do Amfritec é baseado no método de trabalho do Programa Geração TEC, desenvolvido pelo Governo do Estado de Santa Catarina e que já realizou mais de 6 mil capacitações desde 2011para jovens e adultos. A iniciativa fortalece o ecossistema de inovação e antecede as ações para a operação do Centro de Inovação Regional de Itajaí, em uma sinergia entre universidades e governo, que deve ser inaugurado no segundo semestre de 2019.

No mapeamento de vagas, primeira etapa do Amfritec, serão contatadas empresas dos 11 municípios para levantar as vagas existentes e as perspectivas de novas vagas no médio prazo. As empresas poderão apontar suas maiores demandas relacionadas a funções e habilidades dos colaboradores, além das linguagens de programação mais utilizadas.

Com as informações em mãos, a equipe do programa desenvolverá a ementa dos cursos e realizará o processo seletivo, segunda etapa do Amfritec. Os cursos são gratuitos e têm curta duração, voltados a um público a partir de 17 anos. Durante as aulas, os alunos recebem acompanhamento pedagógico a fim de reduzir a evasão e melhorar a possibilidade de empregabilidade dos participantes.

ATENÇÃO LOJISTA E ASSOCIADO CDL: colabore com a esta importante ação e responda você também a pesquisa da UFSC e Ministério de Ciência e Tecnologia acessando o link abaixo.

Responder Pesquisa