22 out 2018

OS 10 MANDAMENTOS PARA O VAREJO COMPREENDER O PÓS-CONSUMIDOR

O pós-consumidor, ao contrário das Gerações Z, Y, X e dos Baby Boomers, não é definido por uma faixa etária, mas por um novo comportamento.  “Estamos falando de um comportamento que nasceu nas gerações mais novas e replica-se como meme nos mais diferentes perfis e personas”, explica Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão.

As pessoas querem viver sua maioridade e idade adulta de forma intensa, acumulando mais experiências breves em uma expectativa de vida longeva, sem as dores, os preconceitos e os padrões da maturidade. Nesse sentido, o pós-consumidor pode ser qualquer um, pois ele é mais do que um estereótipo: é um conceito. Ele compartilha as necessidades identificadas ou percebidas inicialmente pelos mais jovens. Ou seja, podem ser avós, pais ou os próprios membros das Gerações Y e Z que adotaram hábitos, antes alheios à sua própria realidade.

Outra premissa: ele é mais intolerante à falta de transparência e demanda atitude das empresas. Ou seja, não há espaço para meias-verdades. A chance de ele ser solidário e compreensivo é muito maior quando as companhias dizem a verdade, mesmo que ela não agrade.

Os 10 mandamentos do pós-consumidor

1) Ignora a faixa etária

Mais do que uma geração, o pós-consumidor é um conceito, um mindset que rompe com padrões e normas e, portanto, independe da idade.

2) Quer mais experiências pessoais

Busca experiências customizadas e que tenham a ver com seus valores.

3) Espera pró-atividade

Quer que as companhias atendam às demandas que sequer existiam. Deseja, portanto, que elas desvendem e resolvam suas necessidades.

4) Deseja agilidade

Por ser intolerante a tarefas que demandem esforço, exige fluidez nas compras. Ou seja, quer ter a opção de checkout e de pagamento por celular, por exemplo.

5) Prima por causas sociais e ambientais

O pós-consumidor se interessa por questões ligadas à natureza e por projetos sociais e espera que companhias defendam as mesmas causas.

6) Aprecia a transparência

Em tempos de Lava-Jato, não tolera meias-verdades e demanda transparência das empresas.

7) Exige igualdade

Questões ligadas à igualdade de gênero, ao respeito a etnias e à orientação sexual fazem parte do escopo do pós-consumidor. Ele não admite que as empresas tenham comportamentos preconceituosos com seus funcionários, tampouco com seus clientes.

8) Insiste em ser autêntico

O pós-consumidor quer assumir comportamentos e atitudes próprias. Isso o torna mais complexo para as marcas.

9) Ignora o marketing de massa

Não dá bola para campanhas que atingem milhões de pessoas. Quer se sentir importante para a empresa — tal como realmente é — e espera que o diálogo seja direto. É assim que ele irá se tornar fiel.

10) Valoriza a transformação

O pós-consumidor está em constante transformação. Assim como tudo que o cerca, demanda novas ideias, produtos e serviços.

Fonte: Portal no varejo.