08 mar 2019

Marketing em redes sociais: use com moderação, mas com responsabilidade

Estudo realizado pelo Opinion Box em meados do ano passado comprovou como é importante uma marca estar presente nas redes sociais. Entre os entrevistados, 80% afirmaram seguir alguma marca ou empresa no Instagram. Destes, mais da metade já compraram algum produto ou serviço que conheceram por meio de divulgação de amigos ou influenciadores digitais.

Analisando este movimento, a Maria Brasileira vem investindo em duas vertentes no universo online: parcerias com influenciadores e o lançamento do e-commerce, intitulado como Maria Brasileira Digital. O trabalho em conjunto dos projetos impactou diretamente nas vendas da rede, sendo que no período de um ano realizou mais de 147 mil vendas originadas de ações via rede social.

Segundo Felipe Buranello, sócio fundador da Maria Brasileira, o aumento da exposição é extremamente benéfico, mas requer uma responsabilidade maior e atenção aos detalhes. Abaixo, seguem três questões essenciais sugeridas  por Felipe para uma empresa ter sucesso ao realizar ações nas redes sociais.

1°) Venda ao cliente exatamente aquilo que é divulgado

Essa sempre foi uma questão fundamental para qualquer tipo de negócio, desde que as vendas eram realizadas de porta em porta. A diferença é que antes não era possível disseminar tão rapidamente a insatisfação com determinado produto ou empresa. Mas na internet, em questões de segundos, uma simples queixa pode ganhar grandes proporções e manchar a imagem que demorou anos para ser construída. Vale lembrar que uma das maiores reclamações dos internautas é justamente a falta de comprometimento com a entrega do produto ou serviço que é vendido. Por isso, é de extrema importância que a marca divulgue exatamente aquilo que é vendido ao consumidor. Uma má reputação na internet pode ser o fim de uma empresa.

2°) Monitore os comentários e converse com seus consumidores

Ao fechar uma parceria com um influenciador digital é importante que a empresa monitore o post realizado por ele. Os comentários em fotos podem ser uma porta aberta para reclamações. Também é importante responder a queixa de imediato, de maneira que todos vejam que a empresa se preocupa com a insatisfação do cliente.

3°) Ofereça um canal de compras online

Se a divulgação do seu produto ou serviço está sendo feita online, significa que o seu consumidor usufrui bastante desta plataforma. Nada mais natural então do que oferecer um canal de vendas que também siga essa linha. Foi pensando nisso que a Maria Brasileira lançou o projeto “Maria Brasileira Digital” para vendas de serviços online. Faz sete meses que a plataforma está ativa e neste período as vendas apenas cresceram. A plataforma se revelou de extrema importância para prospecção de novos clientes.

Fonte: Consumidor Moderno