18 jan 2019

LIQUIDAÇÕES AUMENTAM AS VENDAS NO COMEÇO DO ANO

Janeiro, férias, descanso. Nada disso, para quem gosta de bater perna e fazer compras, esta é a época em que surgem as adoráveis liquidações de verão do comércio de Balneário Camboriú. Os descontos podem variar de 10% a 50% e quem busca alguma peça de roupa, calçados ou mesmo um artigo para a casa para começar o ano garante que esse é o melhor momento para comprar.

Se, por um lado, o consumidor já espera por promoções após o Natal, por outro, o empresário tem a oportunidade de iniciar 2019 com um planejamento financeiro mais eficiente. Isso porque o estoque em desequilíbrio afeta diretamente o capital de giro empresarial.

A presidente da CDL de Balneário Camboriú, Eliane Colla,  explica que as liquidações também têm a finalidade de aumentar o fluxo de caixa e atrair novos clientes. No entanto, o empresário deve ter cuidado na redução do preço de venda dos produtos. “É preciso considerar valor de custo da mercadoria, impostos, despesas fixas (como aluguel e salários), gastos variáveis (contas de água, energia, horas extras e fretes) e lucro pretendido. É este último tópico que pode ser alterado para garantir o preço mais competitivo”, destaca.

De acordo análise da Confederação do Comércio, o  tipo do produto vendido é relevante para definir se haverá liquidações em janeiro. No caso de itens não perecíveis (até os sazonais como enfeites), as promoções podem ser menos agressivas ou nem serem feitas. O lojista precisa avaliar se haverá custo adicional em estocar as mercadorias até o próximo ciclo de vendas ou se há urgência em aumentar o capital de giro. A comerciante Luciane Vieira, da loja Luciene, explica que prefere fazer as promoções após o Carnaval, mas como este ano a folia será em março deve antecipar para meados de fevereiro. Para ter resultados, no entanto, na avaliação da lojista este tipo de promoção deve durar, no mínimo, um mês.

Outro fator é ter planejado o estoque para o período com antecedência, porque entrar num novo ano com estoques exagerados aumenta a necessidade de caixa e/ou de se livrar de um estoque, o que tende a elevar os descontos oferecidos aos consumidores. Os segmentos de eletroeletrônicos e eletrodomésticos e vestuário também costumam aderir as promoções depois das festas de fim de ano para ajustar os estoques e abrir espaço aos novos produtos a serem lançados.