11 out 2013

Greve nos bancos provoca queda de 12,9% no faturamento do comércio

Com a greve dos bancários completando três semanas, a Fecomércio SC fez uma sondagem com os lojistas de Florianópolis, nos dias 8 e 9 de outubro, para medir o impacto da paralisação nas agências para o comércio. De acordo com a pesquisa, a queda no faturamento no início deste mês, em comparação com o início do mês de setembro, já chegou a 12,9%, sendo que a redução no pagamento à vista, em dinheiro, teve queda de 22,7% na mesma comparação.

 

greve bancos

 

Mesmo que a tecnologia tenha facilitado os pagamentos digitais e ampliado a rede de caixas eletrônicos, muitas atividades só podem ser realizadas dentro das agências, como

negociações com gerentes, quitação de dívidas antecipadas, recálculo de boletos, saques de grande valor e cheques administrativos. Também uma boa parcela da população, principalmente pessoas mais idosas, tem resistência à utilização dos meios de pagamento modernos ou não sabe lidar com os caixas eletrônicos. Isso acaba prejudicando o pagamento de contas e tira dinheiro da economia, que poderia ser utilizado nas compras do comércio.

 

Se o conflito não for solucionado logo, o problema tende a se agravar, principalmente em função do Dia das Crianças, data que traz grande movimento para o comércio. Os lojistas também afirmaram que estão tendo dificuldade de encontrar troco para os clientes. Segundo eles, houve uma perceptível queda no fluxo de consumidores e um aumento nos casos de mal funcionamento das máquinas de cartões, o que acarreta, muitas vezes, na perda da venda.