06 dez 2013

Gasto médio em compras na Black Friday foi de R$ 371,13

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) realizou uma sondagem com 550 varejistas catarinenses sobre a Black Friday, que aconteceu no dia 29 de novembro. O gasto médio por pessoa em compras na data especial, usada para impulsionar as vendas antes das festas de fim de ano, especialmente o Natal, foi de R$ 371,13.

black-friday-brasil

O estudo, feito em Florianópolis, Blumenau, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages, mostra a Capital catarinense como a cidade com maior número de adesões ao dia de descontos (47%). As cidades de Blumenau (20%) e Joinville (18%) também tiveram participação na Black Friday. Lages foi a cidade com maior gasto médio (R$ 460), seguida de Joinville (R$ 429,76) e Blumenau (R$ 430,31). Os consumidores que menos gastaram foram os de Chapecó (R$ 160).

A maioria das empresas realizou as vendas na loja física (86,2%), seguida da internet e loja (11,3%), e somente internet (2,5%), com percentual de descontos na faixa de 29,3%. Pelo menos 30,2% dos entrevistados disseram que deram desconto máximo de 50% nas mercadorias, e 4,4% disseram que ofereceram descontos acima de 70%. Para a Fecomércio, os resultados demonstram que o evento tem impacto positivo sobre o comércio, em especial no faturamento e na movimentação dos estabelecimentos comerciais.