23 out 2020

Envelopes da licitação do Centro de Eventos serão abertos dia 24 de novembro

O governador Carlos Moisés visitou as instalações do Centro de Eventos de Balneário Camboriú no começo da noite de quinta-feira, 22, e confirmou que os envelopes do processo de concessão devem ser abertos no dia 24 de novembro, quando será conhecida a empresa que fará a gestão do espaço pelos próximos 20 anos. As obras da estrutura estão 98% concluídas e devem ser finalizadas até o fim deste ano. A visita foi acompanhada pelo presidente da CDL de Balneário Camboriú, Vilton João dos Santos.

Durante uma apresentação sobre o Centro de Eventos, o Governo do Estado explicou que a atual gestão recebeu a estrutura com 90,5% de execução e já foram finalizadas as obras complementares de instalação das divisórias, colocação do gesso, carpetes, instalações elétricas, sonorização e iluminação. Ajustes finais, como a instalação de elevadores, do sistema de ar-condicionado, a abertura de novas portas de emergência e o acabamento do gesso em alguns espaços inferiores, devem ser finalizados antes da cessão de uso, prevista para dezembro deste ano.

“Nosso objetivo é esse: que a obra, que precisou passar por alguns ajustes no seu projeto original, esteja concluída para que a melhor oferta de outorga seja concedida. Balneário Camboriú e região tem um potencial por si só na questão turística. Nós sabemos que o turismo é uma indústria limpa e ganhamos de diversas maneiras com esse espaço, que vai ser um templo do turismo de eventos. Não há nada igual no Sul do Brasil e vai movimentar toda uma cadeia”, afirmou o governador após a visita.

Até o momento, foram investidos R$ 139 milhões na construção do espaço, que poderá comportar até 25 mil pessoas. Os recursos vieram dos governos federal, estadual e municipal. Na opinião do presidente do Conselho Municipal de Turismo de Balneário Camboriú, Osni Maciel Junior, houve um acerto por parte da atual gestão ao trazer o trade turístico para o centro das discussões da modelagem de concessão.

O presidente da CDL destaca a importância da conclusão do Centro de Eventos por toda a excelência em turismo, facilidades de acesso, hotelaria e gastronomia que a cidade já oferece, e para potencializar ainda mais o turismo local durante o ano. Para Vilton, além de quebrar a sazonalidade do setor, o Centro de Eventos vai atrair um público mais qualificado, já que o turista de eventos gasta até três vezes mais do que o de temporada.

Também acompanharam a visita ao Centro de Eventos de Balneário os secretários estaduais da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, da Integridade e Governança, Naiara Augusto, além do secretário municipal de Turismo, Valdir Walendowsky, e representantes do trade turístico local.