18 maio 2021

Em reunião na CDL, prefeito Fabrício de Oliveira detalha projeto Masterplan e alargamento da faixa de areia

O prefeito de Balneário Camboriú Fabrício de Oliveira detalhou, em recente encontro com a diretoria da CDL BC, o projeto Masterplan, que traça diretrizes para o futuro do município. O Executivo tem uma agenda mensal com a diretoria da CDL, com a participação do prefeito ou de seus secretários.

 

No encontro, o prefeito também detalhou o andamento das obras de alargamento da Praia Central. Dos atuais 25 metros, a faixa de areia passará a ter, em média, 70 metros de largura em toda a extensão. “Hoje, a média de crescimento de Santa Catarina é de 1,4%. No Brasil, 1,2%. Nós temos um crescimento de 3,1% ao ano. Nossa densidade demográfica é muito alta: temos 3.147 pessoas por Km², enquanto Florianópolis, por exemplo, tem 780. Isso exige de nós um planejamento para que possamos usar o espaço da forma mais ordenada e inteligente possível”, avalia Fabrício Oliveira. “É preciso pensar um crescimento planejado e não imediatista, um novo perfil para a economia que não só a dependência do sol e do mar”, acrescenta.

 

Para isso, o projeto foi desenvolvido a partir de duas principais vertentes. A primeira delas diz respeito à macroestruturação urbana e engloba questões relacionadas ao ordenamento territorial, conectividade, meio ambiente e identidade. A segunda apresenta projetos estratégicos específicos, em nível conceitual, que valorizam o meio ambiente, aspectos históricos e culturais para a construção de um sentido de pertencimento e consolidação de uma identidade para seus moradores.