11 ago 2017

CONFIANÇA E INTENÇÃO DE CONSUMO DEIXAM COMÉRCIO OTIMISTA

Não é que o varejo esteja em franca recuperação no Estado, mas alguns indícios apontam para uma saída do sufoco, ainda que lenta. Em julho, o índice que mede a intenção de compras das famílias (ICF) de SC, divulgado pela Fecomércio-SC, alcançou 92,4 pontos, crescimento de 6,9% frente ao mesmo mês no ano passado, o terceiro aumento consecutivo para esse tipo de paralelo. Outro índice, o que mede a confiança do empresário do comércio (ICEC) alcançou a maior pontuação para o mês de julho desde 2014.

Esse maior otimismo – ou menor pessimismo – de empresários e consumidores vai de encontro à melhora nas vendas. De janeiro a maio, a receita do varejo estadual avançou 14,5% em comparação ao mesmo período em 2016 segundo o IBGE. No ano passado, vale lembrar, o segmento teve incremento de 5,6% no faturamento em relação a 2015, abaixo da inflação, de 6,29%.

A Berlanda, varejista de móveis e eletrodomésticos, reflete bem essa realidade. Com 175 lojas em cerca de 150 cidades do Estado, cresceu só 2% em faturamento no ano passado. Para 2017, projetava aumento de 8% na receita, mas o resultado do primeiro semestre, uma alta de 12%, já superou as metas.
 

Fonte: Diário Catarinense