13 dez 2019

Como atrair, capacitar e reter jovens talentos

As tecnologias estão transformando os negócios, porém um detalhe continua sendo fundamental para qualquer empresa: a gestão de pessoas. A opinião é de Gary Burnison, presidente global da Korn Ferry, consultoria de gestão fundada na Califórnia, em 1969, e presente em 52 países.

Burnison concorda que a transformação digital traz à tona barreiras técnicas. No entanto, afirma que o grande desafio das companhias está em atrair, capacitar e reter mão de obra em um mundo mais digitalizado e com maior oferta de oportunidades. “Quando se tem pessoas talentosas, você consegue desenvolver qualquer estratégia, enquanto o contrário não é possível”, diz durante passagem pelo Brasil. “Sem talento você não tem show.”

Um importante ator dentro desse cenário são os millennials. Segundo Burnison, as empresas precisam se adaptar ao perfil dessa geração. Os jovens nascidos entre 1981 e 1998 já são metade da força de trabalho no Brasil, e a expectativa é essa proporção aumentar para 70% até 2030.

Burnison afirma que propósito nos negócios em um ambiente de constante aprendizado influenciam os millennials na hora de decidir onde trabalhar. “Atualmente, os jovens chegam aos 30 anos com passagens em cinco empresas, pelo menos”, afirma. “Eles vão onde veem oportunidade de aprendizado e muitas vezes não encontram na mesma empresa.”

Uma pesquisa da Korn Ferry aponta que as duas principais causas de turnover nas empresas são problemas com os líderes e falta de oportunidades dentro do ambiente de trabalho. Segundo Burnison, o desenvolvimento de soft skills por parte da liderança pode mudar esse quadro. “O líder precisa desenvolver inteligência emocional para se conectar com seus colaboradores”, afirma. O executivo diz que líderes que se mostram humildes, curiosos, autênticos, corajosos e sem medo de fracassar, tem sucesso em atrair e reter uma base de talentos mais jovens.

Com esse perfil de liderança, Burnison conta que a empresa consegue criar um ambiente mais colaborativo e mais oportunidade para seus colaboradores. “Millennials buscam mentores”, diz. Segundo o executivo, a adoção de treinamentos e mentorias são bons métodos para ao mesmo tempo capacitar e reter talentos. De acordo com pesquisa da Korn Ferry nos Estados Unidos, millennials apontaram que 90% de seu aprendizado vieram de mentores. “Sucesso está ligado a uma trajetória de aprendizado”, afirma. “Líderes precisam pensar dessa forma se quiserem inspirar a outros.”