07 mar 2014

Certificação digital facilita a declaração do IR

Contribuintes que utilizam o modelo completo e o simplificado da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e possuem certificado digital e CPF serão beneficiados com o pré-preenchimento automático da declaração em 2014, que deve ser entregue entre 6 de março e 30 de abril.

De acordo com a Receita Federal, a declaração pré-preenchida será disponibilizada ao contribuinte, desde que atenda a um conjunto de regras estabelecidas na forma de um arquivo que deverá ser importado no Programa Gerador da Declaração IRPF 2014 (PGD 2014). Esse arquivo terá informações relativas a rendimentos, deduções, bens, direitos e dívidas e ônus reais.

A Fecomércio SC alerta aos contribuintes que é necessário enviar as declarações com o uso da Certificação Digital para quem obteve rendimentos acima de R$ 10 milhões no ano passado; isentos e não tributáveis em valor maior que R$ 10 milhões (como poupança e FGTS); tributado exclusivamente na fonte em valores superiores a R$ 10 milhões ou ainda aqueles que realizaram pagamentos a empresas ou a pessoas físicas de mais de R$ 10 milhões.

Segundo o gerente da Divisão de Planejamento da Fecomércio SC, Renato Barcellos, a certificação digital traz muitos benefícios, como a desburocratização e agilidade nos processos, além de aliar segurança e idoneidade nas ações feitas por meio da plataforma web, permitindo o acesso ao e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).