27 maio 2016

CDL Jovem desenvolve ação de conscientização para redução de acidentes no trânsito em Balneário Camboriú

A Câmara Jovem da CDL de Balneário Camboriú desenvolve uma ação de conscientização para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no sistema viário em todo o mundo neste final de semana, de 27 a 29 de maio. A ação está inserida na programação do movimento internacional Maio Amarelo, campanha para a redução de acidentes de trânsito, em Balneário Camboriú, e será realizada na Praça das Bandeiras, principal acesso a cidade.

No local será erguido o que restou de um carro envolvido em um acidente como forma de chamar a atenção dos motoristas e da população em geral sobre os riscos dos acidentes de trânsito. “O Maio Amarelo é um movimento aberto, onde todos podem dar a sua colaboração. É uma grande chance para que não apenas a CDL, mas também outros órgãos e empresas, possam se juntar a nós nessa luta por um trânsito mais seguro”, explicou  a presidente da entidade, Eliane Colla.

Sobre o Maio Amarelo

O movimento teve início em 2013 e tem como objetivo desenvolver uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção do Maio Amarelo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito. O problema é mais grave nos países de média e baixa renda. A OMS estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento, entre os quais se inclui o Brasil.

Ao mesmo tempo, esse grupo possui menos da metade dos veículos do planeta (48%), o que demonstra que é muito mais arriscado dirigir um veículo — especialmente uma motocicleta — nesses lugares. As previsões da OMS indicam que a situação se agravará mais justamente nesses países, por conta do aumento da frota, da falta de planejamento e do baixo investimento na segurança das vias públicas.