18 maio 2021

CDL Jovem de Balneário Camboriú mobiliza empresários para o Dia Livre de Impostos

Para chamar atenção da população ao peso da carga tributária no Brasil, a CDL Jovem da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Balneário Camboriú (CDL BC) realiza no próximo dia 27 de maio uma ação especial que promete descontos em diferentes produtos e serviços: o Dia Livre de Impostos (DLI). Como forma de materializar essa conscientização, CDLs Jovens de todo o país mobilizam empresários a comercializarem produtos ou serviços isentos de impostos, arcando eles mesmos com os impostos descontados nesse dia.

 

André Passos, coordenador da CDL Jovem de Balneário Camboriú, destaca que a ideia é incentivar empresários de diferentes segmentos, em especial do comércio local, a venderem, neste dia, produtos pré-determinados sem os valores dos impostos. “A entidade promove a ação para que os consumidores tenham a experiência de ter o poder de consumo ampliado por um dia. Desta forma, chamarmos a atenção da sociedade sobre a alta carga tributária que dificulta o crescimento do país”, acrescenta.

 

A data escolhida para o DLI, segundo o coordenador de Câmara Setoriais da CDL BC, Daniel Cenci, não é em vão. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) aponta que, no Brasil, é necessário trabalhar cerca de 153 dias (cinco meses) só para pagar os tributos, os quais correspondem a mais de 40% do rendimento médio do trabalhador. Apenas nos setores de Maquiagem e Eletrônicos, por exemplo, as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente. “O DLI marca, simbolicamente, este período de cinco meses em que trabalhamos exclusivamente para pagar impostos. Apoiamos a Reforma Tributária e a CDL luta por ela há muitos anos”, detalha.

 

Empresários associados à CDL BC que tiverem interesse em participar do Dia Livre de Impostos podem procurar a entidade através do (47) 3261-3300. Empresas que participarem da ação ganharão um curso da área de liderança e empreendedorismo da plataforma Universo Empreendedor.