21 fev 2014

CDL Jovem cadastra estabelecimentos comerciais para deixar coletores papa-pilhas

A Câmara Jovem da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL-Jovem) está cadastrando estabelecimentos comerciais interessados em instalar os coletores da segunda etapa da campanha “papa-pilhas”. O objetivo é dar um destino correto às pilhas, evitando que elas sejam jogadas no lixo comum e conscientizar a população sobre os danos causados à natureza por uma simples pilha descartada de forma incorreta. A contaminação do solo e lençóis freáticos são algumas das conseqüências do descarte incorreto deste tipo de material.

De acordo com o coordenador da Câmara Jovem, Bernardo Werner, os papa-pilhas já estão sendo espalhados em estabelecimentos comerciais da cidade. “Os coletores ficam em locais estratégicos, visando chamar a atenção da comunidade para a importância de dar um destino correto ao material”, destaca.  Alguns dos elementos encontrados nas pilhas são capazes de provocar doenças renais, câncer e problemas no sistema nervoso central.

No Brasil, são mais de 1 bilhão de pilhas e cerca de 400 milhões de baterias de celular produzidas e comercializadas todos os anos. Grande deste material é jogado no lixo comum sem nenhum tratamento técnico especifico. Lojas e estabelecimentos comerciais que desejarem manter um coletor de pilhas e baterias devem entrar em contato com a CDL pelo telefone (47) 3261-3300.