16 maio 2014

Aumenta número de lojistas no núcleo de decoração

Jessica Melo

O Núcleo Catarinense de Decoração (NCD) comemora 15 anos de atuação este mês. A entidade, que nasceu com um número pequeno de empresários lojistas, hoje possui seis regionais, 133 lojas associadas e 4.100 profissionais cadastrados. Nos últimos cinco anos, houve um aumento de 110% de lojas associadas.

O número de profissionais cadastrados, entre arquitetos e designers de interiores, representa um crescimento de 130%. “Para participar, as lojas precisam ser especializadas, ter um produto de acabamento ou decoração foco, pelo menos um ano de atuação no mercado, equipe treinada e capacitada, um ponto de venda condizente com o negócio, relacionamento com profissionais especificadores e passar por uma avaliação cadastral”, explica o presidente do Núcleo Catarinense de Decoração, Marcos Luz.

Para os profissionais, no entanto, basta o cadastro na entidade. A região de Florianópolis possui 31 lojas cadastradas; o Litoral, 33; o núcleo de Blumenau, 20; o Sul do Estado, 16, o Oeste tem 17 e o Norte possui 16 lojas.

A direção estadual do Núcleo está localizada em São José, porém, cada regional tem uma diretoria local e autonomia para desenvolver suas próprias ações. Neste ano, foi criada uma nova regional em Joinville. “O Núcleo Catarinense de Decoração consolidou-se nestes últimos anos com muito trabalho e transparência, com muita união, troca de experiências e busca de desenvolvimento para toda Santa Catarina”, diz.

A diretora do Núcleo Florianópolis, Heloisa Veronesi, avalia o crescimento da entidade: “Como o núcleo foi crescendo, foram aumentando as parcerias, principalmente com profissionais e arquitetos. As outras regionais vieram de uma necessidade porque também aumentou o número de decoradores e arquitetos em Santa Catarina. Para fortalecer, criamos as regionais”.

Heloisa acrescenta que a maior parceria são com os profissionais, arquitetos e decoradores. “Também atendemos o cliente final. Hoje, nós estamos voltados a desenvolver trabalhos e mostrar para as regionais quem é o NCD, quais lojas estão nesse núcleo e qual é o padrão de atendimento e qualidade que essas lojas têm”, comenta.

Negócios

De acordo com o presidente, a entidade é a principal responsável pela crescente do setor de decoração na economia catarinense e responsável por movimentar 60% do volume de negócios do setor. Para Marcos Luz, o crescimento ocorre devido ao bom relacionamento, eventos, capacitações e premiações que o Núcleo promove. Em 2013, o NCD registrou o aumento de 31% nas vendas, e projeta manter o mesmo percentual este ano.

Casa Cor

A mostra de decoração, design e arquitetura Casa Cor está em Santa Catarina até o dia 15 de junho, nos municípios de Florianópolis e Itajaí. De acordo com Heloisa, praticamente todos os arquitetos da Casa Cor são do Núcleo Catarinense de Decoração. Além disso, possuem como parceiros lojistas do NCD. “Até o ano passado, tínhamos uma parceria oficializada com a Casa Cor. Neste ano, nós temos, praticamente em todos os ambientes, lojas do núcleo como fornecedoras”, diz.

Para ela, o evento é importante para atingir o cliente final e mostrar o trabalho do arquiteto e a especialidade de cada lojista. Há lojistas que fabricam peças específicas desenhadas pelos arquitetos e decoradores, apenas para a o evento. “São peças que se não encontra no mercado”, destaca.

The post Aumenta número de lojistas no núcleo de decoração appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br