28 ago 2019

8 dicas de Merchandising para lojas de varejo

Quem trabalha no varejo sabe que, além de ter produtos de qualidade, uma boa organização e limpeza e vendedores eficientes, é preciso buscar melhores maneiras de chamar a atenção do público e se comunicar com ele.

Embora as mídias sociais sejam uma grande aliada, o ponto de venda (PDV) é aonde a maioria das decisões de compra são tomadas, pois o consumidor vivencia uma experiência com a marca, interage com os vendedores e, acima de tudo, têm acesso aos produtos e serviços.

O Merchandising consiste em ações e técnicas que estejam relacionadas à experiência de compra no ponto de venda, buscando atrair o cliente para dentro da loja e facilitar a decisão de compra, garantindo a venda.

Hoje separamos algumas dicas simples de como para implementar o Merchandising em sua loja e melhorar a experiência do cliente. Confira!

1 – Invista na Vitrine

A vitrine sempre é a primeira impressão que o cliente tem da sua loja, sendo uma ótima oportunidade para mostrar aos compradores as novidades, quais produtos são mais vendidos, bem como, uma excelente estratégia para a venda de produtos para datas especiais, como o Dia das Crianças e Natal.

Geralmente, os produtos expostos na vitrine são os que costumam ser mais vendidos, por isso é preciso planejar de forma que eles mostrem a identidade da sua loja.

Nunca exponha os produtos no chão, pois pode passar uma ideia negativa de valor;

Coordene as cores para que a vitrine fique harmônica e sem poluição visual;

Organize os produtos no espaço disponível sem amontoar muitas coisas.

2  – Estimule todos os sentidos

Crie um experiência sensorial estimulando todos os sentidos do seu consumidor, isso fará com que ele associe a sua marca em outros momentos da sua vida por conta de sua memória sensorial.

O tato pode ser estimulado com o contato com os produtos, onde o consumidor pode pegá-los e até mesmo testá-los’

A visão, com as cores da marca na decoração.

A audição, por sua vez, podemos usá-la para reforçar a mensagem da empresa, seja com uma música ambiente que remeta ao propósito do produto, ou ainda, as músicas que mais atraem seu público alvo.

O olfato pode ser explorado com um aroma característico para que o consumidor associe o cheiro a determinado produto ou da loja em siEm alguns casos específicos, o paladar também pode ser estimulado com a degustação de bebidas ou alimentos que tenham relação com a marca ou com o que ela vende.

3 – Sinalize e ilumine corretamente

A sinalização da loja é fundamental para o consumidor localizar facilmente o que procura e transitar sem dificuldade pelo ambiente. Por isso, é fundamental sinalizar os setores além de segmentá-los por modelos, estações, gêneros, entre outros.

Assim como a sinalização, a iluminação também guia o cliente, mas é preciso ter cuidado para não passar uma imagem errada. A iluminação quando usada corretamente pode criar pontos focais levando a atenção do consumidor para produtos específicos, e também disfarçar algumas peças mais simples ou de qualidade inferior com a disposição de luzes mais suaves.

4 – Trabalhe com todos os espaços

Sua loja sempre terá zonas quentes e frias. As quentes são aquelas por onde as pessoas mais circulam, de forma que os produtos expostos nesses locais serão mais vistos. As zonas frias, por sua vez, são as que não tem muita circulação.

A dica é explorar as zonas mais frias dispondo nelas os produtos mais procurados e com maior rotatividade. Isso faz com que o cliente passe no local e consequentemente, visualize uma quantidade maior de produtos pelo caminho.

5 – Cross-merchandising

O Cross-merchandising que é uma técnica que visa aumentar as vendas de produtos que normalmente não estão planejados pelos consumidores, mas que são comprados por impulso ou conveniência.

A técnica consiste em cruzar os produtos que tenham entre si e que possuem relação direta de consumo. Um exemplo prático são os itens de churrasco perto do açougue em supermercados, ou ainda, no ponto de vendas do leite, colocar itens de cereais e achocolatados.

6 – Estruture sua loja

Um dos principais pontos para uma boa experiência de consumo dentro da loja é que o espaço precisa atender às necessidades do público alvo. Por exemplo, uma loja de joias não deve ter o mesmo layout de uma loja voltada para produtos esportivos, pois as necessidades são diferentes. Por isso, estude formas e as preferências do seu público alvo, como ele gosta de ser atendido, como deseja ver os produtos, entre outros.

7 – Padronização visual

A padronização visual é essencial para a identificação de marca. Seguir a mesma linha de design para a exposição seus produtos na vitrine, dos móveis e equipamentos da loja ajuda a apresentar a proposta da loja de forma mais eficiente.

Por isso, é importante pensar no conceito que combine com o estilo e valores da marca, para que assim o ambiente reflita a mensagem que a loja deseja passar ao consumidor.

8 –  Invista em Embalagens

As embalagens também têm grande importância na hora de encantar os consumidores. Isso porque, a experiência de compra com uma empresa não termina no momento do pagamento, já que as embalagens o acompanham até em casa. Por isso, aposte em embalagens com design criativo e cativante e principalmente, que remeta e leve a identidade do seu negócio.

Gostou desse conteúdo? Saiba que a CDL tem ainda mais para te oferecer! Associe-se!