default-logo

7 DICAS PARA LEVANTAR O ÂNIMO NO TRABALHO

Confira 7 dicas do psicólogo e diretor da rede Minds Idiomas, Augusto Jimenez, e do coach e consultor de carreira, Emerson Weslei Dias, sobre o tema:

 

1) Caminho para os sonhos. O trabalho deve ser encarado como um caminho para conquistar aquilo que você deseja. Comprar um carro novo? Pagar o colégio dos filhos? Quitar a casa? Ou seja, ter um propósito na vida, mesmo que pequeno, é a motivação para te tirar da cama no começo da semana.

 

2) Reforce sempre seus objetivos. Uma ideia é criar um compromisso público. Ou seja, manifeste a amigos ou familiares o que quer realizar. Dessa maneira, as pessoas irão lhe cobrar e você se sentirá mais motivado a trabalhar para concluir seus desejos.

 

3) Anote todas as tarefas que cumpriu durante o dia. Ao final do expediente, você conseguirá mensurar o que fez e programar o dia seguinte. Dará a sensação de dever cumprido e sua mente ficará relaxada, trazendo o bem-estar.

 

4) Veja o lado bom das coisas. Procure enxergar situações do trabalho pela ótica otimista. Enxergue os valores comuns a você e à companhia. Lembre-se de que, mesmo que não seja o posto ideal, muita gente gostaria de estar no seu lugar.

 

5) Evite pensamentos e conversas ruins. Se as conversas paralelas no ambiente de trabalho podem dar subsídios para novas ideias, o lado ruim delas é quando tomam um norte negativo, ou seja, quando acontecem as fofocas. Pensamentos ruins levam a conversas ruins e estragam o dia de qualquer um.

 

6) Motive-se dentro e fora do escritório. A motivação também pode vir de fora do escritório. Seja para fazer um esporte ou conversar com um amigo, reserve um período do seu dia para fazer algo que realmente goste. Isso irá aliviar eventuais frustrações com o trabalho e será refletido na sua força de vontade.

 

7) Pense no longo prazo. Se a necessidade de buscar automotivação é tão presente, é sinal de que está na hora de procurar outros desafios. Prepare-se e faça um planejamento de como mudar de carreira, não sem antes compreender por que você acabou desmotivado e o que buscará daqui por diante.