26 maio 2021

5 dicas para vender mais no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. É a terceira mais movimentada no varejo. Perde apenas para o Natal e o Dia das Mães. A data é uma ótima oportunidade para investir em estratégias de atração e fidelização de clientes. Mas vale a pena traçar planos para o ano todo.

Por isso, preparamos cinco dicas para você criar a melhor estratégia de promoção de vendas, elaborar uma campanha apaixonante e lucrar muito. São dicas simples e fáceis de implementar, mas que dependem de uma boa programação. Vamos lá?

1)  Planejamento

Para focar as estratégias de vendas, é muito importante se planejar. Separe os produtos que a sua loja vai colocar em destaque. Assim, você consegue transmitir ao seu público um senso de oportunidade e controlar melhor o estoque.

Preste bastante atenção ao seu estoque para os produtos não esgotarem antes do Dia dos Namorados. Não há nada mais decepcionante para um cliente do que ir à loja em busca de algo que você anunciou e sair com as mãos abanando. Uma boa sugestão é fazer um calendário anual para ajudar a se programar com antecedência para as datas especiais. Aproveite também o seu estoque e varie em forma de kits de vendas. Ofereça condições especiais de pagamentos e trocas.

2) Atenda em todas as plataformas disponíveis

Grande parte dos brasileiros deixa para resolver o presente da(o) amada(o) na última hora. O aumento da demanda já é esperado. Assim, é superimportante se preparar para conseguir atender os clientes com rapidez e agilidade. Os avanços tecnológicos e a expansão das ferramentas de comunicação exigem que as empresas ampliem as plataformas de atendimento. Investir em chats e aplicativos como o WhatsApp Business é uma forma de fidelizar o cliente. É essencial estar preparado para que o atendimento aconteça em tempo real. O consumidor está cada dia mais exigente e não gosta de esperar.

O WhatsApp Business oferece inúmeros recursos a custo zero. A lista de transmissão permite enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Com esse recurso, você garante a atenção do cliente, que vai acabar visualizando a mensagem de uma forma ou de outra.

É importante usar o bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo relevante ao cliente, as vendas ocorrerão naturalmente. Para criar a lista, é importante que as pessoas tenham o seu contato salvo no celular e que você tenha também os contatos delas salvos no seu aparelho.

3) Experiência

Qualifique sua equipe para oferecer mais do que os produtos para datas especiais. Tenha em mente que a data é temporária, já os clientes, não. Faça com que o consumidor viva uma boa experiência para que sinta que fez um bom negócio e tenha vontade de voltar. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar informações detalhadas aos atendentes sobre toda a linha de produtos da loja.

Além disso, o vendedor deve conhecer profundamente todos os detalhes da mercadoria oferecida ou que o cliente está pedindo. Procure oferecer embalagens personalizadas. Além de agradar o cliente, a marca será lembrada e possivelmente indicada para outras pessoas.

4) Aumente o ticket médio

Você pode oferecer mais produtos para compor o presente. É importante evidenciar o custo-benefício dessas aquisições. Ofereça descontos progressivos por volume. Se possível, tenha uma contrapartida como um brinde ou frete grátis em caso de vendas virtuais. Dessa maneira, você diminui seu estoque e ainda lucra mais.

5) Invista em redes sociais

Mais da metade da população brasileira está presente na internet por celular ou por computadores. As empresas perceberam que apenas as vendas em lojas fixas não eram suficientes. Por isso começaram a utilizar outro meio de comunicação muito mais rápido e objetivo: as redes sociais.

Use e abuse da divulgação de fotos de produtos e serviços que valorizem sua marca. Veja as tendências do momento e não tenha medo de utilizar hastags, GIFs, memes, fotografias de qualidade, figuras, gráficos e vídeos. Todos eles têm muito mais engajamento do que textos para a maioria dos negócios, ainda mais para quem trabalha com moda, produtos de beleza e acessórios.

Lembre-se: não basta colocar seus posts nas redes e não interagir com o público. Isso cria uma impressão de desleixo. Responda e curta os comentários. Mais de 80% dos clientes espera alguma resposta dentro de 24 horas. Então, mostre responsabilidade e cuidado com os seus clientes. Mantenha-se conectado.

Fonte: Sebrae