14 set 2018

12 CONSELHOS PROFISSIONAIS DE JACK MA, O HOMEM MAIS RICO DA CHINA

Jack Ma, cofundador da Alibaba Group Holding, anunciou o plano de deixar a gigante do comércio eletrônico e entregar as responsabilidades à direção do grupo. Desde a fundação da empresa, em 1999, com outras 17 pessoas, em Hangzhou, na China, Ma se tornou o rosto característico da empresa — e, por meio de seu sucesso, também do setor de tecnologia do país. Ele deu conselhos estilo Yoda ao longo dos anos que o transformaram em modelo na China e em assunto de dezenas de livros. Veja uma amostra:

1) Sobre sua abordagem para a liderança:

“As pessoas inteligentes precisam de um tolo para liderá-las. Quando a equipe é formada por um monte de cientistas, é melhor ter um ignorante na liderança. Ele terá um modo de pensar diferente. É mais fácil vencer se você contar com pessoas que veem as coisas de diferentes perspectivas.”

2) Sobre a importância das mulheres no comando:

“As mulheres entendem aquilo que as torna melhores que os homens, a maior arma que Deus dá a elas é a gentileza. Elas compreendem a tolerância.”

3) Sobre a importância da perseverança:

“Hoje é difícil, amanhã será mais difícil ainda, mas o dia depois de amanhã será lindo.”

4) Sobre a determinação:

“Se você não desistir, ainda terá uma chance. Desistir é o maior fracasso.”

5) Sobre o combate à tentativa do eBay de entrar na China:

“O eBay pode ser um tubarão no oceano, mas eu sou um crocodilo no rio Yangtzé. Se lutarmos no oceano, perderemos, mas se lutarmos no rio, venceremos.”

6) Sobre prioridades de gestão:

“Em primeiro, o cliente; em segundo, os funcionários; em terceiro, os acionistas.”

7) Sobre a distração gerada por rivais:

“Não se concentre nos concorrentes, concentre-se em seus clientes.”

8) Sobre o papel da tecnologia:

“Não é a tecnologia que muda o mundo. São os sonhos por trás da tecnologia que mudam o mundo.”

9) Sobre a contratação das pessoas certas:

“Nunca nos falta dinheiro. Faltam pessoas com sonhos que estejam dispostas a morrer por esses sonhos.”

10) Sobre a perspectiva para os jovens trabalhadores:

“Se os jovens reverenciarem o futuro, agirem com consciência no presente e agradecerem pelo passado, terão oportunidades.”

11) Sobre os controles à internet e o envolvimento das empresas ocidentais na China:

“Se o Facebook e essas empresas vierem aqui, terão que seguir as regras e as leis. O Google foi embora — nós não os expulsamos. Quando se faz negócios em qualquer país, é preciso seguir as regras e as leis.”

12) Sobre estratégia filantrópica:

“Para fazer filantropia bem, é preciso usar meios comerciais e ter um coração filantrópico; não use meios filantrópicos tendo um coração comercial.”

Fonte: www.newtrade.com.br